segunda-feira, 5 de abril de 2010

A mídia e a pesquisa Vox Populi

Até o momento essa tem sido a reação de alguns dos grandes meios de comunicação diante da mais recente pesquisa de intenção de voto realizada pelo Vox Populi:

A Folha de São Paulo questiona o formulário usado pelo instituto na pesquisa, como se o que é usado pelo Datafolha não possa também levar o entrevistado a cair em “armadilhas”.

O Estadão levantou a brilhante tese (reichiana?) do “uso de redes neurais” (sic!) por parte de algumas perguntas feitas que, segundo o entendimento de um dos articulistas do jornal, “induz” o eleitor a associar o nome de Lula à Dilma Roussef.

As Organizações Globo simplesmente não divulgaram o resultado (pelo menos até agora); ou seja, para o público cativo dos Marinhos – com destaque para os consumidores do Jornal Nacional - essa mais recente consulta só vai ser conhecida se os mesmos recorrerem a outras fontes de informação. Que nome podemos dar a esse tipo comportamento jornalístico? Compromisso com a isenção é que não é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário